Punido pelo COI por não comparecer às Olimpíadas de 2020, país retorna ao cenário internacional para os Jogos Asiáticos de Hangzhou, na China
Há quatro anos fora das grandes competições, a Coreia do Norte fará seu retorno nos Jogos Asiáticos de Hangzhou, que começam neste sábado. O país decidiu não participar dos Jogos de Tóquio 2020, por conta da pandemia do coronavírus. Por conta da ausência, o Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu os norte-coreanos dos Jogos de Inverno, em 2022.
Na época, o COI tentou negociar a participação da delegação do país, alegando que encontrariam uma solução apropriada e chegou, inclusive, a disponibilizar vacinas para todos os atletas. A oferta foi rejeitada pela Coreia do Norte, que acabou sendo excluída dos Jogos que aconteceriam no ano seguinte, em Pequim.
A Coreia do Norte fechou suas fronteiras em 2020, devido ao surto de Covid-19 e precisou estreitar o controle novamente em 2021, quando aconteceram as Olimpíadas de Tóquio, adiadas em um ano pela mesma razão. A última participação do país em um evento multiesportivo foi nos Jogos Asiáticos de Jacarta, em 2018.