Bicampeão voltou a dominar nesta sexta-feira; dessa vez, tendo Leclerc em segundo lugar. Norris foi terceiro, igualando sessão anterior. Incidente com Gasly encerrou disputa dois minutos mais cedo
O primeiro dia no GP do Japão terminou como começou: com Max Verstappen na frente. O bicampeão liderou o segundo treino livre da etapa na madrugada desta sexta-feira (no horário de Brasília; tarde no horário local do Circuito de Suzuka) anotando 1m30s688 nos pneus macios, com Charles Leclerc em segundo lugar e Lando Norris como terceiro – repetindo seu desempenho da sessão anterior.
GP do Japão : Verstappen lidera treino 1 em Suzuka
O treino foi encerrado com dois minutos de antecedência após batida de Pierre Gasly na curva 9. O incidente do francês da Alpine acionou a única bandeira vermelha da sessão e, por enquanto, do fim de semana.
Diferente da primeira sessão, dominada de ponta a ponta por Verstappen, os pneus macios impulsionaram Norris e Leclerc – embora ambos tenham sido mais uma vez superados pelo bicampeão, no fim. Os pneus protótipos da próxima temporada foram testados por menos tempo que no TL1, apenas nos minutos iniciais da disputa que encerrou a sexta-feira em Suzuka.
Resultado
- Max Verstappen (RBR) – 1m33s688
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s320
- Lando Norris (McLaren) +0s464
- Carlos Sainz (Ferrari) +0s549
- George Russell (Mercedes) +0s640
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s804
- Alexander Albon (Williams) +0s867
- Oscar Piastri (McLaren) +0s974
- Sergio Pérez (RBR) +1s022
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) +1s051
- Lance Stroll (Aston Martin) +1s083
- Esteban Ocon (Alpine) +1s106
- Nico Hulkenberg (Haas) +1s109
- Lewis Hamilton (Mercedes) +1s141
- Liam Lawson (AlphaTauri) +1s453
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +1s477
- Kevin Magnussen (Haas) +1s481
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) +1s490
- Pierre Gasly (Alpine) +1s491
- Logan Sargeant (Williams) +1s632
O terceiro e último treino livre do GP do Japão será na noite desta sexta-feira, 22, às 23h30 (horário de Brasília).
Os dez minutos iniciais do treino, que começou com Valtteri Bottas na ponta, tiveram adesão da maioria dos pilotos aos pneus de testes. Depois, no entanto, eles deram lugar aos médios e macios. Foi aí que Verstappen assumiu a liderança com 1m31s377, nos compostos de faixa vermelha.
Dentre as subsequentes tentativas de Norris, Leclerc, Sainz e Russell, foi o piloto de Mônaco quem mais chegou perto do bicampeão, a 0s3 de seu giro – com pneus médios. O ferrarista já havia anotado o terceiro melhor tempo com os protótipos de pneus duros após 12 minutos de treino.
Perto da metade da sessão foi a vez de Norris fazer o melhor tempo provisório, trazendo seu colega da McLaren, Oscar Piastri, na quarta colocação. Logo depois, Lecler assumiu a liderança com 1m31s008 nos compostos macios, quando boa parte do grid já havia passado para os pneus de faixa vermelha. Seu companheiro da Ferrari, Carlos Sainz, concluiu a tentativa com o terceiro melhor tempo.
Com menos de 26 minutos para a bandeirada, o grid em sua totalidade já calçava os pneus mais macios. Aí, Verstappen passou na frente de Leclerc fazendo 1m30s688, com 0s3 de vantagem sobre ele. Na parte final da sessão, o bicampeão voltou a testar os compostos de teste.
Na metade final do TL, uma ausência chamou atenção: a de Guanyu Zhou. O chinês conseguiu retornar à pista nos últimos dez minutos mas perdeu parte de seu tempo de treino devido a um vazamento hidráulico. Perto da bandeirada, Gasly passou reto e foi direto na barreira da curva 9; ele conseguiu sair do carro sozinho. No entanto, a bandeira vermelha acionada pelo incidente antecipou o fim do treino.