No Circuito das Américas, em Austin (Texas), Charles Leclerc, da Ferrari, fez o melhor tempo no treino de classificação na sexta-feira (20) e vai largar na pole position no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 no domingo. Ele superou os britânicos Lando Norris, da McLaren, e Lewis Hamilton, da Mercedes. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, tricampeão mundial, largará apenas na sexta posição devido a uma penalização.
Leclerc estava eufórico após conseguir sua 21ª pole na carreira. “Adoro este circuito. Amo a energia ao redor deste circuito, a cidade, o país. É ótimo estar aqui”, declarou o piloto monegasco. “Como equipe, fizemos um grande trabalho. Sabemos que nos fins de semana de corrida sprint é mais importante ter um treino livre limpo, e tivemos. Depois disso, me senti bem e estava feliz durante toda a classificação. Estou muito feliz por largar na pole.”
Verstappen, que estava a caminho de conquistar sua 11ª pole da temporada, teve seu tempo da última volta anulado devido a uma infração dos limites da pista. Isso o fez cair para a sexta posição. George Russell, da Mercedes, dividirá a terceira fila com Verstappen.
Uma das maiores surpresas do treino de classificação foi o desempenho abaixo do esperado de Fernando Alonso, da Aston Martin, que se classificou apenas na 17ª posição, ficando de fora do Q3 pela primeira vez em 2023.
Este Grande Prêmio dos EUA é a quinta prova do ano com a corrida sprint no sábado, antecipando o treino de classificação, que determina o grid da corrida principal de domingo. Haverá mais um treino de classificação no próprio sábado para definir as posições dos pilotos na corrida sprint.
A classificação do grid de largada para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 é a seguinte:
1ª fila:
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Lando Norris (McLaren-Mercedes)
2ª fila:
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Carlos Sainz (Ferrari)
3ª fila:
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull)
4ª fila:
- Pierre Gasly (Alpine-Renault)
- Esteban Ocon (Alpine-Renault)
5ª fila:
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Oscar Piastri (McLaren-Mercedes)
6ª fila:
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri-Red Bull)
- Zhou Guanyu (Alfa Romeo-Ferrari)
7ª fila:
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo-Ferrari)
- Kevin Magnussen (Haas-Ferrari)
8ª fila:
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri-Red Bull)
- Nico Hülkenberg (Haas-Ferrari)
9ª fila:
- Fernando Alonso (Aston Martin-Mercedes)
- Alexander Albon (Williams-Mercedes)
10ª fila:
- Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes)
- Logan Sargeant (Williams-Mercedes)