Fechar
Manual do Caminho de Santiago: Oportunidades nas Olimpíadas

Os Jogos Pan-Americanos deste ano começam em Santiago nesta sexta-feira, marcando a 19ª edição do evento, com a participação de 41 países e cerca de 7 mil competidores em 58 modalidades. Dentre elas, 11 são exclusivas do Pan, como beisebol, boliche, esqui aquático, caratê, patinação artística em rodas, patinação de velocidade, pelota basca, raquetebol, softbol, squash e wakeboarding. Além dessas, três modalidades estreantes, skate, escalada e breakdance, também farão parte do programa olímpico de Paris 2024. Outra novidade é a inclusão de uma categoria dedicada aos eSports.

A delegação brasileira em Santiago será a maior da história do país no exterior, composta por 623 atletas, 11 reservas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do comitê, totalizando 1.020 pessoas. Com 21 medalhistas olímpicos na equipe, o Brasil está entre os favoritos para liderar o quadro de medalhas junto com os Estados Unidos.

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 acontecerão em Santiago, no Chile, sendo a primeira vez que o país sedia a competição, com o mesmo fuso horário de Brasília.

A cerimônia de abertura está agendada para esta sexta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Nacional do Chile, com a tenista Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer, medalhistas olímpicos em Tóquio, carregando a bandeira do Brasil.

Entre os principais atletas brasileiros que competirão em Santiago, estão Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa na ginástica artística; Rayssa Leal no skate; Ana Marcela Cunha na natação em águas abertas; Beatriz Ferreira no boxe; Isaquias Queiroz na canoagem velocidade; Fernando Scheffer na natação; Rafaela Silva no judô; Arthur Nory na ginástica artística; Guilherme Costa na natação; Tatiana Weston-Webb no surfe; Luisa Stefani no tênis; e Paulo André no atletismo.

Além de determinar medalhas, o Pan também é crucial na disputa por vagas em Paris 2024. Vinte e uma modalidades oferecem classificação direta para as Olimpíadas, incluindo ginástica, surfe e tênis, enquanto outros dez esportes distribuirão pontos para a classificação por meio de rankings, como natação, atletismo e triatlo.

As transmissões do Pan não ocorrerão na TV aberta ou em canais por assinatura, mas serão exclusivas no canal Cazé TV, no YouTube, com acesso gratuito.

O Pan-Americano apresentará uma ampla variedade de modalidades, incluindo atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, beisebol, boliche, boxe, breakdance, canoagem slalom, canoagem velocidade, caratê, ciclismo, escalada esportiva, esgrima, esqui aquático, futebol, ginástica, golfe, handebol, hipismo, hóquei, judô, maratona aquática, natação, levantamento de peso, patinação, pelota basca, pentatlo moderno, polo aquático, raquetebol, remo, rúgbi, skate, softbol, squash, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei, vôlei de praia, wakeboard e wrestling.

Add Comment

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

YouTube
Instagram
Tiktok