O Brasil teve um ótimo começo nos Jogos Pan-Americanos de 2023. No primeiro dia de competições em Santiago, Chile, no sábado (21), o país conquistou um total de 13 medalhas, o que o colocou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas. Os destaques ficaram por conta das medalhas de ouro conquistadas por Rayssa Leal e Lucas Rabelo no skate street, assim como por Guilherme Costa e a equipe masculina de revezamento nos 4x100m livre na natação. Além disso, o Brasil também conquistou medalhas de prata com Pâmela Rosa no skate street, Maria Fernanda nos 400m livre, e Léo de Deus nos 200m borboleta.
O país também levou medalhas de bronze com José Gabriel no ciclismo de mountain bike, Raiza Goulão no ciclismo de mountain bike, Gabi Roncatto nos 400m livre, a equipe feminina de revezamento nos 4x100m livre, Paulo Ricardo no taekwondo, e a equipe masculina de ginástica artística. Como resultado, o Brasil encerrou o primeiro dia dos Jogos Pan-Americanos no terceiro lugar do quadro geral de medalhas. O país está atrás apenas do México, que conquistou 12 medalhas (seis de ouro, três de prata e três de bronze), e dos Estados Unidos, que somaram 20 medalhas (nove de ouro, cinco de prata e seis de bronze).

A agenda para o próximo domingo promete mais emoções e oportunidades para o Brasil conquistar mais medalhas. Os atletas brasileiros competirão em diversas modalidades, incluindo atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, natação, taekwondo e muito mais. A expectativa é de que o Brasil continue subindo no quadro de medalhas e alcance ainda mais conquistas ao longo dos Jogos Pan-Americanos.
Os atletas brasileiros estão demonstrando talento, determinação e espírito esportivo, e o país está orgulhoso de suas conquistas até o momento. A nação espera ansiosamente para ver o que o futuro reserva para seus atletas no Pan-Americano de 2023 e torce para que mais medalhas douradas venham para o Brasil.