Com o título da Fórmula 1 já assegurado por Max Verstappen (Red Bull), a categoria retorna ao Brasil para a reta final da temporada, com apenas três provas restantes. Como tem sido a tradição nos últimos anos, o Grande Prêmio do Brasil, realizado no circuito de Interlagos, chega com os campeonatos de pilotos e construtores já definidos. Nesse cenário, as equipes aproveitam a oportunidade para realizar testes e se preparar para a temporada seguinte.
Um fator crucial pode ser o clima, com a previsão de chuvas ao longo do fim de semana em São Paulo, o que pode impactar as estratégias das equipes. Nas últimas seis edições da corrida brasileira, em cinco delas, o Safety Car precisou entrar na pista devido à chuva.
Max Verstappen, já tricampeão, busca ampliar seu recorde de vitórias em uma única temporada. No México, na última etapa, ele conquistou sua 16ª vitória em 19 corridas disputadas em 2023, superando seu próprio recorde e alcançando o maior percentual de vitórias em um único ano (84,21%). Apesar desse sucesso, Verstappen não possui um histórico notável no circuito de Interlagos, com apenas uma vitória, em 2019.
Além do campeonato de pilotos, a batalha pelo título de construtores continua nas últimas três corridas do ano. Mercedes, com 371 pontos, Ferrari, com 349, McLaren (256) e Aston Martin (236) lutam para garantir o segundo e terceiro lugares no campeonato de construtores.
Testes para 2024 também estão no horizonte. A maioria das equipes deve usar o GP de São Paulo, assim como as corridas em Las Vegas e Abu Dhabi, para testar novos componentes visando a próxima temporada. Isso permite que as equipes contornem as restrições de teto de gastos impostas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e acelerem o desenvolvimento de seus carros. Em Interlagos, um circuito clássico com uma ampla variedade de curvas, os engenheiros enfrentarão uma série de desafios. Após a temporada em Abu Dhabi, as equipes terão que esperar até fevereiro para realizar testes de pré-temporada no Bahrein.
A programação do Grande Prêmio de São Paulo de F1 inclui treinos livres na sexta-feira, a classificação no sábado e uma corrida sprint. O grande prêmio em si acontece no domingo, com 71 voltas de ação nas pistas de Interlagos.