Renan Gallina, um jovem brasileiro de 19 anos, surpreendeu a todos ao conquistar a medalha de ouro nos 200 metros rasos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A prova, realizada nesta quinta-feira (2) no Estádio Nacional da capital chilena, foi palco de uma emocionante disputa entre Gallina e o dominicano José González.
Renan Gallina fez um tempo impressionante de 20.37 segundos, superando seu adversário por apenas 19 centésimos. A corrida foi intensa, com os dois atletas dando o melhor de si, mas Gallina conseguiu manter a vantagem até o final, conquistando assim a tão desejada medalha de ouro.
José González, que havia vencido a prova dos 100 metros no último dia, lutou até o fim em busca da dobradinha nas provas de velocidade do Pan, feito que não era alcançado desde os Jogos de Toronto em 2015, quando o canadense Andre De Grasse realizou a façanha.
A medalha de bronze ficou com Nadale Buntin, atleta de São Cristóvão e Neves, que também fez uma excelente prova, garantindo seu lugar no pódio.
Com a vitória de Renan Gallina, campeão sul-americano sub-23, o Brasil conquista a liderança no quadro de medalhas do atletismo no Pan de Santiago. A delegação brasileira agora conta com quatro medalhas de ouro, superando os Estados Unidos, que têm três. Renan Gallina se torna uma inspiração para jovens atletas brasileiros e prova que o país tem muito talento no mundo da velocidade. A vitória no Pan de Santiago é mais um motivo de orgulho para o Brasil e uma demonstração do potencial do esporte no país.