Fechar
Estreantes Brilham na Seleção Brasileira

O técnico Fernando Diniz promoveu uma reformulação no ataque da Seleção Brasileira para os jogos de novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A lista para enfrentar Colômbia e Argentina conta com quatro estreantes na Seleção, todos do setor ofensivo.

A maior surpresa foi Endrick, do Palmeiras. Aos 17 anos e 3 meses, o atacante se tornou o terceiro convocado mais jovem da história da Seleção principal, atrás de Pelé e Edu. As outras novidades na lista foram João Pedro, do Brighton; Paulinho, do Atlético-MG; e Pepê, do Porto. O Brasil entra em campo no dia 16 de novembro, contra a Colômbia, em Barranquilla, pela 5ª rodada das Eliminatórias. Cinco dias depois, em 21/11, a Seleção recebe a Argentina no Maracanã. Conheça abaixo um pouco mais sobre os quatro estreantes.

Endrick: Desde muito cedo, o atacante do Palmeiras é considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Endrick coleciona recordes de precocidade: é o mais jovem a estrear e a fazer um gol pelo Verdão, além de ser o mais novo a marcar no Campeonato Brasileiro. Com 16 anos e 4 meses, foi vendido ao Real Madrid por 35 milhões de euros, mais 25 milhões em variáveis.

Após oscilar e perder espaço com Abel Ferreira, a joia decolou. Endrick começou a virar a chave na semifinal da Libertadores, contra o Boca Juniors. O Palmeiras acabou eliminado, mas o jovem entrou no segundo tempo, teve grande atuação e ganhou a vaga. A prova definitiva de seu talento veio na virada incrível sobre o Botafogo no Nilton Santos, por 4 a 3, que colocou o Verdão na briga pelo título.

João Pedro: Cria de Xerém, o atacante ganhou sua primeira chance com o próprio Fernando Diniz, em 2019, no Fluminense. No momento em que explodiu, João Pedro chegou a marcar sete gols em quatro jogos. A esperada oscilação para um jovem de 17 anos veio, sobretudo porque o time sofria na luta contra o rebaixamento. Ainda assim, João terminou o ano vendido ao Watford.

A chegada à Inglaterra não foi a dos sonhos, já que os Hornets acabaram rebaixados em 2019/20. Mesmo com três temporadas na segunda divisão, João Pedro mostrou nível suficiente para ser contratado pelo Brighton, um dos melhores desenvolvedores de talento da Premier League. O bom início em 2023/24 — ora como meia, ora como atacante — rendeu a convocação inédita.

Paulinho: O atacante surgiu para o futebol brasileiro em 2017, revelado pelo Vasco. Depois de um início muito promissor, transferiu-se para o Bayer Leverkusen. Paulinho passou quatro temporadas e meia na Alemanha, mas foi pouco aproveitado. De volta ao Brasil, conseguiu retomar a boa forma e, agora, é premiado com a primeira convocação para a Seleção principal.

Em sua melhor fase na carreira, aos 23 anos, o atacante do Atlético-MG divide a artilharia do Brasileirão com Tiquinho Soares. O camisa 10 é o Rei da Arena MRV, com 7 gols em 7 jogos. Na temporada 2023, Paulinho tem 27 gols e 7 assistências em 55 partidas. O jogador tem uma convocação recente para a Seleção Olímpica, além de ter ganhado a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio em 2021.

Pepê: Polivalente: é assim que podemos definir Pepê em sua passagem pelo Porto, que o levou à Seleção. O ponta virou lateral-direito nas mãos de Sérgio Conceição, embora tenha jogado na posição de origem nos últimos jogos. Em junho, ele quebrou o recorde de jogos em uma temporada na história do Porto (55).

O jogador de 26 anos chegou ao profissional em 2017, no Grêmio. Pepê ficou três anos e meio no Brasil até ser vendido ao Porto por 15 milhões de euros (R$ 98 milhões na cotação da época). Com ascendência italiana e mãe paraguaia, o lateral/atacante foi sondado para defender a Azzurra e a Albirroja. A convocação de Diniz pode impedir o avanço das outras seleções, desde que faça três jogos oficiais pelo Brasil.

Add Comment

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

YouTube
Instagram
Tiktok