Nesta sexta-feira (29), o Brasil reverenciou Pelé no primeiro aniversário de sua morte, recordando o legado do lendário jogador de futebol. A cidade de Santos, onde sua carreira brilhou, e o Rio de Janeiro foram palco de homenagens, assim como as redes sociais que ecoaram o respeito ao ícone esportivo.
Em Santos, uma missa foi realizada no museu que celebra a trajetória do tricampeão mundial, falecido aos 82 anos em 29 de dezembro de 2022, vítima de câncer de cólon. O mausoléu, onde Pelé descansa desde sua inauguração em maio, foi visitado por milhares de admiradores. O Santos FC, clube exclusivo onde Pelé jogou, compartilhou um vídeo e uma foto com a legenda: “Um ano sem Edson, mas Pelé é eterno”. Edinho, um dos filhos do ícone, soltou balões brancos do estádio.
No Rio de Janeiro, uma cerimônia ocorreu junto à estátua do Cristo Redentor, iluminada com as cores do Brasil, acompanhada pela leitura de uma mensagem do Papa Francisco, que enalteceu a memória de Pelé como inspiração para gerações futuras.
Em sua cidade natal, Três Corações-MG, uma cerimônia religiosa na igreja do batismo de Pelé foi realizada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dedicou um artigo ao “maior de todos os tempos”, destacando estádios batizados em sua homenagem. A FIFA também se pronunciou nas redes sociais: “Há um ano, nos despedimos de uma lenda”. A nação brasileira uniu-se para recordar e celebrar o legado imortal do Rei do Futebol.