O sorteio dos grupos para o torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 definiu um cenário desafiador para as equipes. Os Estados Unidos, dominantes na modalidade, foram sorteados para o Grupo C, juntamente com a poderosa Sérvia, atual vice-campeã mundial. Além deles, o Sudão do Sul e o vencedor do Pré-Olímpico de Porto Rico completam a chave.
O “Team USA” provavelmente apresentará uma equipe estelar, liderada por nomes como LeBron James, Stephen Curry, Joel Embiid e Kevin Durant. Enquanto isso, no Grupo A, a Austrália enfrentará o Canadá e os vencedores dos Pré-Olímpicos da Grécia e da Espanha, este último com a presença da seleção espanhola, campeã mundial em 2019.

No Grupo B, a atual campeã mundial Alemanha enfrentará a anfitriã França, o Japão e o vencedor do Pré-Olímpico da Letônia, no qual o Brasil está entre os candidatos a conquistar a vaga.
Os Pré-Olímpicos, que ocorrerão de 2 a 7 de julho, determinarão os últimos classificados para os Jogos de Paris. No basquete feminino, os grupos já foram definidos, com destaque para a presença dos Estados Unidos em um grupo separado da França, a seleção anfitriã.
Em ambas as categorias, masculina e feminina, 12 equipes participarão dos torneios olímpicos, divididas em três grupos de quatro. As duas primeiras de cada grupo, juntamente com as duas melhores terceiras colocadas, avançarão para as quartas de final.