O projeto de judô Bushido, fundado pelo sensei Izaque Moura, no início de 2022, tem se destacado não apenas por formar medalhistas, mas também por incentivar a prática esportiva entre alunos de escolas públicas de Petrolina. Aos poucos, os resultados esportivos estão aparecendo, aliados ao desenvolvimento dos jovens atletas fora dos tatames.
O projeto começou com aulas uma vez por semana, e os alunos que demonstravam interesse em participar eram levados para os locais de aula. Através das aulas, os jovens atletas estão tendo a oportunidade de conhecer outros locais, participando de competições dentro e fora de Petrolina, como o Campeonato Pernambucano, seletivas regionais para o Brasileiro e copas.
Uma das beneficiadas pelo projeto Bushido é a jovem Anny Graziely, de 14 anos, que conquistou a medalha de ouro na categoria Mirim Feminino de Judô nos 63ª Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), em Recife. Mesmo treinando há apenas um ano e quatro meses, Anny venceu a final por pontos e terá a oportunidade de representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros, que serão realizados no Rio de Janeiro, em setembro.
O projeto enfrentou dificuldades, como a falta de acordo com uma escola para realizar os treinos, mas o sensei Izaque Moura encontrou alternativas, alugando tatames e levando os alunos para treinar em outras instituições. Para custear as despesas das competições, os alunos realizam rifas e outras ações, incentivados pelo mestre.
O nome “Bushido” tem um significado importante nessa caminhada, representando o código de honra dos samurais, que envolve persistência, garra e determinação, independentemente das dificuldades. O projeto segue firme, mantendo a filosofia do judô e buscando oportunidades para os jovens atletas de Petrolina.
Foto: Divulgação