O Brasil está pronto para buscar seu lugar na história dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que começam em 20 de outubro e vão até 5 de novembro na capital chilena. Este é um dos eventos mais importantes para os atletas brasileiros, após as Olimpíadas e Campeonatos Mundiais.
A competição reúne mais de sete mil atletas de 41 países do continente, com transmissão pelo Canal Olímpico do Brasil. Embora a cerimônia de abertura esteja marcada para as 20h (horário de Brasília), algumas disputas, como o boxe e o beisebol, já estão em andamento.
O Brasil será representado por uma equipe de 621 atletas, incluindo 342 homens e 279 mulheres. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu duas metas claras para a delegação brasileira. A primeira é conquistar o maior número possível de vagas olímpicas, uma vez que alguns esportes no torneio garantem a presença nos Jogos de Paris em 2024. O segundo objetivo é manter o excelente desempenho dos últimos anos, o que colocou o Brasil entre as três maiores potências esportivas do continente. Alcançar o top3 no quadro de medalhas seria um resultado notável, especialmente com adversários de nível mundial como os Estados Unidos, Cuba e Canadá.
Na edição anterior, em Lima 2019, o Brasil conquistou o segundo lugar no quadro de medalhas, quebrando recordes de medalhas de ouro (54) e pódios totais (169), ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, o Brasil garantiu 29 vagas olímpicas na capital peruana.
Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da missão brasileira em Santiago, destacou o compromisso de evoluir constantemente: “O COB quer sempre fazer amanhã melhor do que fez ontem. O trabalho foi desenvolvido para que haja evolução da participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos. Nosso produto é a medalha, e somos responsáveis por traçar estratégias para melhorar nossas chances de classificação e bons resultados em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.”
O Brasil está pronto para encarar a competição com determinação e busca de resultados que ampliem ainda mais seu prestígio esportivo no cenário pan-americano.